terça-feira, 5 de junho de 2018

A Evolução Geológica e Morfológica de Jericoacoara.

Devidos as mudanças que acontece no meio ambiente constantemente, muito dos ambiente/habitat se modificam, no entanto, ainda existem lugares lindos mesmo depois das transformações do meio, podemos ver a cidade de Jericoacoara que tem uma bela paisagem, com alterações estabelecidas devidos aos tremores de terras, mudanças do nível do mar durante o quaternário, Jericoacoara pode dizer que ficou linda, pois sua morfologia resultou numa paisagem magnífica, tendo a pedra furada (Sua abertura é por causa da força da gravidade que se deslocam e despencam fazendo ficar maior) como um pontos turísticos mais visitados. Vamos conhecer um pouco da cidade e o que fez com que se tornasse um paraíso natural.
Jericoacoara se localiza no litoral oeste do estado do Ceará, abrangendo os municípios de Jijoca e Cruz e terrenos da União, a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza. O município de Jijoca de Jericoacoara é a maior parte do parque. A vila de Jericoacoara era uma comunidade pesqueira e hoje é sustentada pelo turismo. Para chegar a vila é necessário percorrer o campo de dunas.

Fotos: Registradas por Rafael Oliveira

Jericoacoara abriga um amplo campo de dunas, tem tipos de litológico de quartzitos itabiritos, seu faturamento da área é um reflexo da mudança de regime tectônico ocasionado pela abertura do Oceano Atlântico, suas feições erosivas de origem marinha auxiliam a reconstrução do nível do antigo mar e o modelamento atual desta praia resultando em cavernas, arcos e pilares martinhos, plataformas rochosas e etc.
O parque nacional de Jericoacoara é caracterizado por um afloramento de quartzitos (são paraderivados tendo origem rocha sedimentar) proterozóicos com 2,3 quilômetros de extensão, que passou por duas fases (transgressiva e regressiva), relacionadas aos eventos tectônicos que levaram a separação entre a América do Sul e África. Possui feições erosivas marinhas, tal como a pedra furada (é considerada um arco marinho natural) e outras feições geomorfológicas na área são cavernas e entalhes basais. Também tem uma área extensa de campo de dunas barcanas, as maiores do mundo. As dunas predominantes no Parque de Jericoacoara: as barcanas, cadeias barcanóides e dunas frontais.
Fotos: Registradas por Rafael Oliveira

Jericoacoara tem um aglomerado naturais consolidados ROCHAS que resulta de união de vários minerais, encontrados na crosta terrestre formando relevos, ocorrendo pela ação da água da superfície. No caso das rochas de praia estão dispostas em faixas descontínuas, apresentam estruturas de dissolução marinhas basais, que sofre diáclase tornando suscetíveis a formação de placas.
As cavernas esculpidas no quartzitos é encontradas a 6 metros acima do nível do mar, podendo se quebrar formando arco.
Jericoacoara é basicamente composto do substrato rochoso QUARTZITO. Podemos ver neste pequeno relato que a ação da água contribuiu bastante para estes tipos de feições que encontramos em Jericoacoara, pois nos mostra uma bela paisagem natural.
Devido suas paisagens belíssimas o aumento de turistas teve que ser controlado para assegurar a preservação de seus recursos naturais.
Jericoacoara apresenta excelente exposições de uma tectônica com intenso fraturamento que expõem interessantes estruturas, funcionando como um ótimo laboratório ao ar livre.


Fotos: Registradas por Rafael Oliveira

O parque nacional de Jericoacoara é uma região de natureza singular apesar de receber vários turistas, mantêm suas características originais preservadas.
É interessante saber que a zona costeira do Estado do Ceará é marcada pela presença da Formação de Barreiras, que abrange entre menos de 15 quilômetros e mais de 80 quilômetros de largura ao longo do litoral. A ponta de Jericoacoara em forma de relevo dômico, alcança cerca de 90 metros de altura e se sobressai em relação a planície litorânea.
O período chuvoso de Jijoca de Jericoacoara, ocorre em março e abril, calculado 774 mm, a temperatura média mensal é de 26,8º C.
20% das espécies herbáceas do parque nacional de Jericoacoara são alteradas por ação do homem sobre o habitat.

Fotos: Registradas por Rafael Oliveira

As lagoas mais visitadas em Jericoacoara são: Azul e a Paraíso.

Fotos: Registradas por Rafael Oliveira

O Parque Nacional de Jericoacoara apresenta uma região turística e ambientalmente atrativa. É importante que a população visitante tenha conscientização de preservar o ambiente.

Referências
JULIO, K. A PONTA DE JERICOACOARA E SEU POTENCIAL COMO SÍTIO GEOLÓGICO DO BRASIL NO PATRIMÔNIO MUNDIAL (WORLD HERITAGE COMITEE - UNESCO). Fortaleza 2012.
Fotos: Registrado por Rafael Oliveira. Em 15/10/2016.

4 comentários:

  1. Olá Selma, ao ler seu documentário ficamos informado sobre as mudanças geológicas que aconteceram na praia de Jericoacoara, e que apesar dessas mudanças é um lugar muito bonito e bastante visitado pelos turistas.

    ResponderExcluir
  2. Ola Selma.
    Ao ler seu texto podemos compreender que alguns lugares
    as mudanças que ocorrem no meio ambiente devido os tremores acabam se modificam,como Jericoacoara.No entanto, as alterações desses tremores muitas vezes resultam em paisagem magnificas como o lugar citado anteriormente.
    Jericoacoara possui um aglomerado de rochas que resultaram da união de vários minerais,o que torna a paisagem contemplada por vários turistas.
    Muito interessante seu documentário, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá Selma, interessante compreender esse processo de formação do relevo desse paraíso natural do nosso estado, sem dúvida a ação de vários agentes naturais disponíveis nessa região fomenta os intemperismos químico, físico e biológico, dando um toque especial no relevo e na paisagem do lugar.

    ResponderExcluir
  4. Que matéria maravilhosa cara colega Selma! o fato de essas belas paisagens serem originadas de atividades sísmicas é impressionante, é incrível saber que uma atividade tão destruidora como tremores pôde transformar Jericoacoara neste lugar tão incrível.

    ResponderExcluir