quinta-feira, 30 de maio de 2019

MITOS E LENDAS SOBRE ANIMAIS CORDADOS

Verdades sobre mitos e lendas sobre animais cordados

(Imagem: Vanessa dos Santos)




          Muitos indivíduos inventam histórias fictícias que acaba tornando verdades para alguns, mas vamos falar sobre histórias verídicas a respeito de animais cordados.
Você deve conhecer alguns dos mitos, pois eles são variados, dentre deles estão: cachorros que não enxergam cores, avestruz que enterra sua cabeça, abelha que morre depois de picar, baratas resistentes a ataque nuclear, morcegos não enxergam, ratos comem queijo, entre outros. Mas a verdade que cada mito/história tem uma explicação. Os cachorros enxergam tons limitados de cores e não somente preto e branco; A avestruz não enterra sua cabeça e sim cava buracos para fazer ninhos; Abelhas até morrem ao picar, mas pelo fato que ela perde um parte de seu corpo o sistema digestório, que é uma parte de grande importância para ela, mas somente as abelhas operárias; As baratas são capazes de aguentar alta radiação, mas não um ataque nuclear; Os morcegos na verdade não são cegos, eles somente tem olhos pequeno e grande habilidade de locomoção; Já os ratos têm um olfatos bastante sensíveis e preferem alimentos doces do que queijo. Viu como cada uma tem uma história verídica.
          Vamos falar sobre camaleões, pois eles são bem interessantes de se estudar. Dizem que os camaleões, mudam de cor para se disfarçar no ambiente. Muitos falam sobre sua camuflagem, mas nada mais é que os camaleão na verdade muda de cor para alertar outros animais do perigo ou outros fatores como humor, temperatura, iluminação, saúde e até comunicação.
Eles conseguem mudar de cor graças a camadas de células com pigmentos coloridos chamadas de cromatóforos. Essas células podem ter tons variados que incluem o verde, o vermelho, o rosa, o marrom, o azul, o amarelo e o preto. Os cromatóforos são encontrados logo abaixo à epiderme, que nesses animais é transparente. A mudança de cor ocorre graças a hormônios que são liberados por uma região do encéfalo desse réptil. (SANTOS, 2019)
Os camaleões uma camada mais profunda da pele, os iridóforos têm nanocristais maiores e menos organizados, que não refletem a luz visível e sim a luz infravermelha. Segundo eles, isso significa que o fenômeno não serve apenas para interação social e camuflagem, mas também para proteção térmica. (CASTRO, 2015) 
          O camaleão é da família do lagarto e existem variadas espécies deles, sem falar que dependendo da espécies sua cor (mimetismo) muda também. Possuem dois olhos que pode mover um para cada lugar ao mesmo tempo. Seu movimento é lento para não chamar atenção de suas presas e predadores. Sua pele muda ao crescer e é coberta por uma camada de queratina. Tem hábitos diurnos, solitário, no período de acasalar procura pela fêmea. A alimentação é insetos tais como moscas, joaninhas, mariposas, pequenos besouros e gafanhotos. Usa sua língua comprida, elástica e pegajosa para tal. Sua comunicação é através de som chamada gecar.
          Não fique triste se você pensou que os camaleões muda de cor para se camuflar, apenas seja mais curioso e procure se informar mais. Até porque é irresistível não descobrir mais sobre essas espécies.
          Se você gostou de visitar esse blog, comente e enriqueça ainda mais com sua opinião.

REFERÊNCIAS
Camaleão. Disponível https://www.suapesquisa.com/mundoanimal/camaleao.htm>. Acesso em: 30 Mai 2019.
10 mitos sobre animais que são completamente falsos. Disponível <https://super.abril.com.br/blog/superlistas/10-mitos-sobre-animais-que-sao-completamente-falsos/>. Acesso em: 29 Mai 2019.
Mitos sobre animais. Disponíveis <https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/mitos-sobre-animais.html>. Acesso em: 29 Mai 2019.
8 CURIOSIDADES SOBRE OS CAMALEÕES. Disponível <https://www.megacurioso.com.br/animais/40118-8-curiosidades-sobre-os-camaleoes.htm>. Acesso em: 29 Mai 2019.
Não, camaleão não muda de cor para se camuflar! Você sabia? Disponível <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/nao-camaleao-nao-muda-de-cor-para-se-camuflar-voce-sabia,d62fd3e4e47e35c0af000a67c8ecab1bjywwRCRD.html>. Acesso em: 30 Mai 2019.
CAMALEÕES. Disponível <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/camaleoes.htm>. Acesso em: 30 Mai 2019.
Cientistas descobrem como camaleão muda de cor. Disponível <https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,cientistas-descobrem-como-camaleao-muda-de-cor,1648234. Acesso em: 30 Mai 2019

4 comentários:

  1. Olá Selma, é realmente muito interessante como esses animais conseguem fazer essa mudança da tonalidade da pele. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante ele mudar de cor não só para se camuflar mais também por mudanças de humor.Eu não sabia disso.

    ResponderExcluir
  3. Ola Selma, esses animais são surpreendentemente incríveis, essa mudança de tonalidade de pele para alertar outros animais do perigo, ou ate mesmo o humor é bastante interessante.

    ResponderExcluir
  4. Olá Selma, muito interessante essa matéria, principalmente quando você fala sobre o camaleão, gostei muito dessas informações que você esclareceu sobre o camaleão. Parabéns.

    ResponderExcluir