segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

RELATÓRIO SOBRE CORDADOS

 

ZOOLOGIA DOS CORDADOS (PEIXES E AVES)

INTRODUÇÃO

Os peixes foram os primeiro animais vertebrados a existirem no planeta terra, exotérmicos, a grande maioria libera seus ovos na água, vivem em ambientes aquáticos, que apresentam nadadeiras e caudas, muitos deles possuem escamas e também brânquias (responsável pela respiração).


Os peixes representam a maior classe em número de espécies conhecidas entre os vertebrados. Os peixes ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos e as águas doces dos rios, lagos e açudes. Nesse grupo, existem cerca de 24 mil espécies, das quais mais da metade vive em água salgada. Os peixes além de diversos são importantes para evolução da vida no ambiente aquático. (ALVES, SANTOS, COSTA, p. 5)

 

Os peixes se dividem em quatro grupos (peixes-bruxas, lampreias, cartilaginoso e ósseos) e tem três classe (agnatos, condrictes e osteíctes). Seu tamanho varia devidos diferentes tipos de peixes.

Seu sistema cardiovascular é fechado, com duas cavidades em seu coração, sendo a circulação simples e completa. Sua excreção acontece através dos rins, seu sistema nervoso é ganglionar e o mais interessante que possui uma bexiga natatória.

As aves são animais pertencentes dos vertebrados, que apresentam bico (varia de acordo com o tipo de alimentação), patas e asas, surgiram há 150 ou 200 milhões de anos.

As aves são consideradas ovíparas, bípedes, tem respiração pulmonar e circulação dupla e membros anteriores transformados em asas e podem ser encontradas em ambientes diversos (florestas, deserto e locais frios). A maioria das espécies voam. A presença de asas, de ossos pneumáticos e de estruturas chamada saco aéreos é que permitiram essa capacidade. Podem ser classificadas em dois grupos – as ratitas (não voam e esterno achatado) e as carinatas (esterno quilhado, corpo pequeno e voam longas distâncias). A fertilização é interna e o ovo precisa ser incubado, para que o embrião possa desenvolver-se. Todas as espécies que migram, são Euritermas. As aves estão entre os grupos de animais A biodiversidade das aves está bastante ampla, cerca de 9.920 espécies pelo mundo, sendo 2.950 na América do Sul. (Silva, 2015, p. 2)


A importância do estudo sobre a morfologia e fisiologia dos vertebrados, tem um papel imprescindível, pois precisamos conhecer a vida desses animais para podermos repassar o conhecimento. (ZUZA, SILVA, SANTOS. 2012, p. 3)

 

OBJETIVOS

Peixe: Observar as características gerais do espécime de peixe (modelo Tilápia e Bodó); Entender a posição e relacionar a função das principais características morfológicas do espécime observado; Refletir sobre a diversidade de peixes regionais e a importância econômica e ecológica desses animais.

Aves: Analisar as características da ave (codorna); Estudar as adaptação da ave (codorna) relacionada à alimentação, os tipos de pena e voo, suas funções e ao seu hábito de vida; Investigar e compreender a importância ecológica das aves; Observar a anatomia externa e interna da codorna, identificando suas principais partes.

 

MATERIAIS E MÉTODOS

Álcool 70%; Bandeja; Luva; Faca; Tesoura, Pinças; Papel toalha; Peixes (Tilápia e Bodó); Ave (Codorna).

A turma foi reunida para observar a demonstração inicial do professora formadora; Em seguida observamos as características morfológicas visíveis dos dois exemplares de cordados; A professora abriu os dois exemplare de cordados para melhor evidenciar seus órgãos; Retirou alguns órgãos da cavidade abdominal e colocou na bandeja para observar.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi visualizado nos peixe de espécie tilápia e bodó (ósseo) suas principais características: escamas, linhas laterais, boca anterior, duas narinas, opérculo, olhos, nadadeiras, abertura anal (cloaca), coração, estômago, brânquias, bexiga natatória. Na ave (codorna) foi observado: bico, pena, estômago, coração, moela, fígado, esôfago, olhos, cloaca, intestino, pâncreas, papo.

Na aula prática sobre os cordados, foi observado e identificado as diferentes espécies de animais.

O interessante da aula foi visualizar os órgãos, analisando e compreendendo cada função dos diferentes cordados.


A observação dos cordados foram externa e interna equivalente as espécies de

animais.

 

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que a aula prática foi satisfatória, pois foi observada e identificada diferentes tipos de animais vertebrados, com suas características diversificadas conforme suas espécies, viabilizando novas experiências que veio para enriquecer o conhecimento.

 

REFERÊNCIAS

ARAGUAIA,               M.               Peixes.               Escola               Kids.               Disponível

<https://escolakids.uol.com.br/ciencias/peixes.htm>. Acesso em: 11 Jun 2019.

Biologia        Revise    tudo   o    que você   precisa   saber   sobre   os   peixes!   Disponível

<https://blogdoenem.com.br/biologia-peixes/>. Acesso em: 11 Jun 2019. Características das Aves. Disponível

<http://www.ornithos.com.br/escola/guia-do-observador/caracteristicas-das-aves/>. Acesso em: 11 Jun 2019.

Grupos das Aves. Diponível

<https://biologoesperto.blogspot.com/2013/04/Grupos-das-Aves.html?m=1>. Acesso em: 11 Jun 2019.

Tudo Sobre as Aves. Disponível <https://www.coladaweb.com/biologia/animais/aves>. Acesso em: 11 Jun 2019.

SILVA, E. M. et al. AVES SILVESTRES COMERCIALIZADAS ILEGALMENTE EM FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE ARAPIRACA, ALAGOAS

Disponível <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015b/biologicas/aves%20silvestres.pdf>. Acesso em: 13 Jun 2019.

ZUZA, H. SILVA, M. F. SANTOS. A. Manual de Sequências Didáticas: Uso de modelos didáticos como abordagem de ensino aprendizagem sobre vertebrados. Natal. 2012


APÊNDICE


























Imagens (Arquivo pessoal)




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