ZOOLOGIA DOS CORDADOS (PEIXES E
AVES)
INTRODUÇÃO
Os peixes foram os primeiro
animais vertebrados a existirem no planeta terra, exotérmicos,
a grande maioria libera seus ovos na água, vivem em ambientes aquáticos, que apresentam nadadeiras e caudas,
muitos deles possuem
escamas e também brânquias (responsável pela respiração).
Os peixes representam a maior classe em número de espécies
conhecidas entre os vertebrados. Os peixes
ocupam as águas salgadas dos mares e oceanos e as águas doces dos rios, lagos e açudes. Nesse grupo, existem cerca de 24 mil espécies, das
quais mais da metade vive em água salgada. Os peixes além de diversos
são importantes para evolução da vida no ambiente aquático.
(ALVES, SANTOS, COSTA,
p. 5)
Os peixes
se dividem em quatro grupos (peixes-bruxas, lampreias, cartilaginoso e ósseos)
e tem três classe (agnatos,
condrictes e osteíctes). Seu tamanho varia devidos diferentes tipos de peixes.
Seu sistema cardiovascular é fechado,
com duas cavidades em seu coração, sendo a circulação
simples e completa. Sua excreção acontece através dos rins, seu sistema nervoso
é ganglionar e o mais interessante
que possui uma bexiga natatória.
As aves são animais pertencentes dos vertebrados,
que apresentam bico (varia de acordo
com o tipo de alimentação), patas e asas, surgiram há 150 ou 200 milhões de
anos.
As aves são consideradas ovíparas,
bípedes, tem respiração pulmonar e circulação
dupla e membros anteriores transformados em asas e podem ser encontradas
em ambientes diversos (florestas,
deserto e locais frios). A maioria das espécies voam. A presença de asas, de ossos pneumáticos e de estruturas
chamada saco aéreos é que permitiram essa capacidade. Podem ser classificadas em dois grupos – as ratitas
(não voam e esterno achatado) e as carinatas
(esterno quilhado, corpo pequeno e voam longas distâncias). A fertilização é
interna e o ovo precisa ser
incubado, para que o embrião possa desenvolver-se. Todas as espécies que migram, são Euritermas. As aves estão
entre os grupos de animais A biodiversidade das aves está bastante ampla, cerca de 9.920 espécies pelo mundo, sendo
2.950 na América do Sul. (Silva,
2015, p. 2)
A importância do estudo sobre a morfologia e fisiologia dos vertebrados, tem um papel
imprescindível, pois precisamos conhecer a vida desses animais
para podermos repassar o conhecimento. (ZUZA, SILVA,
SANTOS. 2012, p. 3)
OBJETIVOS
Peixe:
Observar as características gerais do espécime de
peixe (modelo Tilápia e Bodó); Entender
a posição e relacionar a função das principais características morfológicas do espécime
observado; Refletir sobre a diversidade de peixes regionais e a
importância econômica e ecológica
desses animais.
Aves:
Analisar as características da ave (codorna); Estudar as adaptação
da ave (codorna) relacionada à alimentação, os tipos de pena e voo, suas
funções e ao seu hábito de vida; Investigar e compreender a importância ecológica
das aves; Observar
a anatomia externa e interna da codorna,
identificando suas principais partes.
MATERIAIS E MÉTODOS
Álcool 70%; Bandeja; Luva; Faca; Tesoura, Pinças; Papel toalha; Peixes
(Tilápia e Bodó); Ave (Codorna).
A turma foi reunida para observar a
demonstração inicial do professora formadora;
Em seguida observamos as características morfológicas visíveis dos dois exemplares de cordados;
A professora abriu os dois exemplare de cordados para melhor evidenciar seus órgãos; Retirou alguns órgãos da cavidade abdominal e colocou na
bandeja para observar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Foi visualizado nos peixe de espécie tilápia
e bodó (ósseo) suas principais características: escamas, linhas laterais, boca anterior, duas narinas, opérculo,
olhos, nadadeiras, abertura
anal (cloaca), coração, estômago, brânquias, bexiga natatória. Na ave (codorna)
foi observado: bico, pena, estômago,
coração, moela, fígado,
esôfago, olhos, cloaca, intestino, pâncreas, papo.
Na aula prática sobre os cordados, foi
observado e identificado as diferentes espécies de animais.
O interessante da aula foi visualizar
os órgãos, analisando e compreendendo cada função
dos diferentes cordados.
A observação dos cordados foram externa e interna equivalente as espécies de
animais.
Conclui-se que a aula prática foi satisfatória, pois foi observada
e identificada diferentes tipos de animais vertebrados,
com suas características diversificadas conforme suas espécies, viabilizando novas experiências que veio para enriquecer o conhecimento.
REFERÊNCIAS
ARAGUAIA, M. Peixes. Escola Kids. Disponível
<https://escolakids.uol.com.br/ciencias/peixes.htm>.
Acesso em: 11 Jun 2019.
Biologia – Revise tudo o que você
precisa
saber
sobre
os
peixes!
Disponível
<https://blogdoenem.com.br/biologia-peixes/>. Acesso
em: 11 Jun 2019. Características
das Aves. Disponível
<http://www.ornithos.com.br/escola/guia-do-observador/caracteristicas-das-aves/>.
Acesso em: 11 Jun 2019.
Grupos das Aves. Diponível
<https://biologoesperto.blogspot.com/2013/04/Grupos-das-Aves.html?m=1>.
Acesso em: 11 Jun 2019.
Tudo
Sobre as Aves. Disponível <https://www.coladaweb.com/biologia/animais/aves>. Acesso em: 11 Jun 2019.
SILVA,
E. M. et al. AVES SILVESTRES COMERCIALIZADAS ILEGALMENTE EM FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE ARAPIRACA,
ALAGOAS
Disponível
<http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015b/biologicas/aves%20silvestres.pdf>. Acesso em: 13 Jun 2019.
ZUZA,
H. SILVA, M. F. SANTOS. A. Manual de Sequências Didáticas: Uso de modelos didáticos como abordagem de ensino aprendizagem sobre vertebrados. Natal. 2012
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