LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

A lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002, reconhece libras como a língua para surdos, sendo a segunda língua oficial do Brasil, visando uma linguagem adequada de comunicação para os surdos.
No século XVI, surgi a língua dos surdos no Brasil, mas somente em 1857 que foi fundada a primeira escola para surdos. Conhecida atualmente pelo nome de Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, localizada no rio de Janeiro, sendo criada pelo professor francês Hernest Huet a convite do D. Pedro II. É importante mencionar que antes do francês fundar a Instituição já existia surdos no Brasil, porém a educação eram precárias.
A origem da libras se teve pela junção entre a língua francesa de sinais e a língua utilizadas pelos surdos brasileiros.
Os sinais da libras é de acordo com a regionalidade de cada país e não é universal.
A lei 10.436 de 2002 regulamentada pelo decreto nº 5.626 de 2005 que traz na legislação uma abordagem relatando os benefícios do ensino com o bilinguismo.
É importante ensinar libras em sala de aula e Cassiano (2017, p.8), relata que é preciso capacitar os profissionais ao ensino da libras para que o professor colabore com a escolaridade dos surdos no Brasil, considerando a libras como a primeira língua e a língua portuguesa a segunda na formação das pessoas surdas.
A Língua de Sinais permite incluir indivíduos no ambiente educativo, conseguindo assim, uma interação com a sociedade.
REFERÊNCIAS
Libras. Disponível <https://www.labeurb.unicamp.br/elb/libras/lingua_bras_sinais.html>. Acesso em: 06 fev. 2020.
AZEREDO, E. Língua Brasileira De Sinais “Uma Conquista Histórica”. Brasilia - 2006 Disponível <http://www.artelibras.com.br/ewadmin/download/Lingua_Brasileira_de_Sinais_Uma_Conquista_Historica.pdf>. Acesso: 06 fev. 2020
Conheça a libras, língua de sinais, sua origem no Brasil e em que pé está sua aplicação. Disponível <https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/01/03/conheca-a-libras-lingua-de-sinais-sua-origem-no-brasil-e-em-que-pe-esta-sua-aplicacao.ghtml>. Acesso em: 07 fev. 2020
NASCIMENTO, N. A. 24 DE ABRIL DIA NACIONAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. 24 de Abril de 2015. Disponível <https://www.newsrondonia.com.br/noticias/24+de+abril+dia+nacional+da+lingua+brasileira+de+sinais+libras/55929>. Acesso: 09 fev. 2020
Conheça a libras, língua de sinais, sua origem no Brasil e em que pé está sua aplicação. Disponível <https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2019/01/03/conheca-a-libras-lingua-de-sinais-sua-origem-no-brasil-e-em-que-pe-esta-sua-aplicacao.ghtml>. Acesso em: 07 fev. 2020
NASCIMENTO, N. A. 24 DE ABRIL DIA NACIONAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. 24 de Abril de 2015. Disponível <https://www.newsrondonia.com.br/noticias/24+de+abril+dia+nacional+da+lingua+brasileira+de+sinais+libras/55929>. Acesso: 09 fev. 2020
Libras. LÉLIS, G. Disponível <https://www2.unifap.br/letraslibras/files/2016/03/libras-.pdf>. acesso em 01 mar 2020
MOURA, D. R. Introdução à surdez e à Libras. Brasilia, 2016 Disponível <https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2703/1/M%C3%B3dulo%201-%20Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20surdez%20e%20%C3%A0%20Libras.pdf>. Acesso em: 01 mar 2020
BOGAS, J. V. A história da Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Disponível <http://blog.handtalk.me/historia-lingua-de-sinais/>. Acesso em: 01 mar 2020
CASSIANO, P. V. O SURDO E SEUS DIREITOS: OS DISPOSITIVOS DA LEI 10.436 E DO DECRETO 5.626. Edição nº 21, Maio de 2017 – ISSN 1982-6842 Editora Arara Azul. Disponível <http://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/3%C2%BA%20Artigo%20de%20Cassiano.pdf>. Acesso em: 02 mar 2020
MENDONÇA, L. M., et al. A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. v. 7., n. 1, 2018. Disponível em: <http://revistas.icesp.br/index.php/SaberesPratica/article/view/342/238>. Acesso em: 02 mar 2020
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MENDONÇA, L. M., et al. A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. v. 7., n. 1, 2018. Disponível em: <http://revistas.icesp.br/index.php/SaberesPratica/article/view/342/238>. Acesso em: 02 mar 2020
Olá Selma boa noite,
ResponderExcluirSeu texto é bastante informativo, concordo, a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, é de fundamental importância para que aconteça uma inclusão dos surdos em meio a sociedade, permitindo-lhe uma melhor qualidade de vida, em vez de serem excluídos e tratados como pessoas incapazes, porém para que essa inclusão aconteça de forma completa, se faz necessário que as escolas e os órgãos públicos se estruturem para melhor atender os deficientes auditivos, conforme a Lei. 10.436 de 2002.
Obrigada pela visita em meu blog. Fico muito feliz pelas suas observações e comentários.
ResponderExcluirDe fato a Libras é fundamental na formação dos surdos e aos ouvintes que precisam se inteirar dessa língua para se comunicar com os deficientes auditivos. Espero que essa Lei consiga fazer a inclusão dos surdos na sociedade, pois é importante para os professores tradicionais buscarem se reciclar para oferecer uma qualidade no ensino dos estudantes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Selma,
ResponderExcluirSeu texto nos permite compreender de forma sucinta a importância do ensino de Libras, antes mesmo, da presença de um aluno com deficiência auditiva, fato que possibilitaria uma integração dos surdos com a sociedade.
Parabéns, pela postagem enriquecedora para a nossa aprendizagem.
Ótimo texto cara colega Selma, pois mostra toda a trajetória que a Língua Brasileira de Sinais percorreu até ser reconhecida por lei.
ResponderExcluirOlá Selma, com a Lei da Libras e o Decreto, a educação dos deficientes auditivos dá um salto para a inclusão tanto no contexto escolar, quanto no contexto social.
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