quinta-feira, 14 de maio de 2020

PLANO DE AULA


PLANO DE AULA

Título da Aula: Evidências: Ciência da Evolução
Autor (a): Francisca Selma da Silva

Estrutura Curricular
a) Modalidade / Nível de ensino: Ensino Médio
b) Componente curricular (Disciplina): Biologia
c) Tema: Evidências: A história da Vida ao Longo do Tempo.

Dados da aula
a) Objetivos:
Reconhecer os conceitos sobre teorias evolutivas.
Identificar as principais evidências evolutivas.
Conhecer evidência fóssil

b) Duração das atividades: Hora / Aula de 50 minutos

c) Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Realizar perguntas relacionadas sobre as teorias da evolução, semelhanças das ideias de Lamarck e Darwin e sobre evidências fósseis.

d) Estratégias e recursos da aula. (Metodologia):
Aula expositiva e dialogada; Realizar perguntas prévias sobre o assunto abordado; Expor imagens no quadro; Realizar atividade elaborada.
Recursos:

e) Recursos Complementares:
Quadro branco, pincel, apagador, papel A4 com imagens.
Linhas de Evidência: a Ciência da Evolução. Disponível < https://evosite.ib.usp.br/evohome.html>.

f) Avaliação:
Através da participação e comportamento dos alunos; Resolução da atividade elaborada.

Referências:

Biologia - Evolucionista. Disponível <http://medmindmaps.com.br/biologia-evolucionismo/>. Acesso em: 04 Mai 2020
COLLEY, E.; FISCHER, M. L. Especiação e seus mecanismos: histórico conceitual e avanços recentes.Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.20 no.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2013
Evolução. Disponível <https://www.passeidireto.com/arquivo/60833154/evolucao>. Acesso em: 04 Mai 2020
Evolução. Disponível <https://br.pinterest.com/pin/729653577115612586/?nic_v1=1a9AwvzvpJ3GcVG3rZiCGie4idAAWokOdP7akKfA9ZbrlVjwnQ4hFhuoShvFG7BAB8>. Acesso em: 04 Mai 2020
Evidências da evolução biológica. Disponível <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/evidencias-evolucao-biologica.htm>. Acesso em: 04 Mai 2020
Fósseis: evidências do processo evolutivo. Disponível <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43316>. Acesso: 04 Mai 2020
Linhas de Evidência: a Ciência da Evolução. Disponível <https://evosite.ib.usp.br/lines/index.shtml>. Acesso em: 04 Mai 2020
PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO. Biologia net. Disponível <https://www.biologianet.com/evolucao/principais-evidencias-evolucao.htm>. Acesso em: 04 Mai 2020

EVOLUÇÃO CONCEITO


Conceituando a Evolução

Autoras: Aline de Oliveira Silva e Francisca Selma da Silva

Conceitos sobre Homologia; Analogia; Apomorfia e Sinapomorfia; Plesiomorfia e simplesiomorfia; Evolução convergente e divergente; Monofilético, parafilético e polifilético.
A evolução está em constante estudo, pois o homem desde a antiguidade, busca idéias de como surgiu às espécies. A evolução, trata-se de um processo de mudanças, adaptações em determinados tempos e gerações. Esse processo evolutivo é lento e ocorre como uma diferenciação genética, podendo gerar ou não novas espécies, com características novas ou já existentes, podendo ser com transferência de genes se tornando comum, de maneira não aleatória e através da seleção natural. Desta forma, existem várias teorias, onde algumas estabelecem que os vegetais e animais existentes não sejam imutáveis, pois ao longo das gerações sofreram modificações graduais formando novas raças e espécies. O estudo da evolução, visa à explicação dos processos que levam a diversidade dos seres vivos por meio de pesquisas científicas, sem, no entanto, buscar elementos sobrenaturais para solucionar essa questão. Sendo uma área de grande abrangência, a evolução pode ser tratada como um fio condutor no estudo da Biologia (MEDEIROS; MAIA, 2013, p.4). Há idéias como a do criacionismo, onde Deus criou todas as criaturas existentes na terra e essa ideia está nos livros sagrados de diversas religiões, falando que as espécies são criadas por um ser superior e que não sofrem alterações com o tempo, permanecendo com características fixas. A teoria do criacionismo, foi contrariada por vários cientistas como Lamarck, que defendia a ideia do transformismo, onde diz que as espécies poderiam sofrer modificações, com funções favorecidas pelo ambiente e para isso as mudanças aconteciam de acordo com o uso e desuso dos órgãos. A primeira e segunda lei de Lamarck, explica como as espécies se desenvolviam. O pesquisador Darwin, defendia a ideia da teoria da seleção natural, nelas relata que as modificações das espécies precisa de vários fatores, como por exemplo, os organismos precisam apresentar variações, sendo assim, a variabilidade entre os indivíduos. Outro fator, é a reprodução diferenciada, em que os seres vivos possuem uma capacidade maior de reprodução e essas características são consideradas vantajosas, pois ao contrário a desvantagem pode levar os indivíduos a morte. Já na hereditariedade, as características vantajosas eram passadas para os descendentes, aumentando a freqüência nas populações, fazendo assim, que a característica com desvantagem fique rara.
Agora vejamos alguns conceitos da evolução.

Homologia é a mesma combinação biológica visualizada de organismos de diferentes espécies, no entanto apresenta uma ancestralidade comum e essas semelhanças são chamados de órgãos homólogos. As principais características se descendem de um mesmo folheto germinativo, porém esses órgãos podem desempenhar papéis diferentes. A homologia refere-se aqueles que tem os mesmos caracteres embrionários (Ontogenética), apresentando ou não a mesma função. Ex: o braço de um homem e um braço de chimpanzé, do cão, pássaro e baleia.

Analogia é uma semelhança entre diferentes estruturas e origens embriológica que possui a mesma função. Como por exemplo, as asas das aves e dos insetos, estão relacionadas a executar o voo. Essas estruturas não possuem grau de parentesco e sua formação embrionária é diferente, mas possuem função e formas semelhantes.
Apomorfia é um caráter novo dentro de um grupo evolutivo. As espécies aparecem em determinado grupo trazendo características novas. Seus ancestrais comum é evolutivamente novo. Ex: Polegar opositor em primatas, nadadeira de peixe lobadas.
Sinapomorfia é um traço homologa apomórfica que compartilha dois ou mais grupos de organismos descendentes de um ancestral comum. Ex: as mamas nos mamíferos, as forcípulas dos Quilopadas.

Plesiomorfia é uma característica dos seres primitivos. Onde os caracteres herdados não possuem modificações, no entanto, são denominados plesiomorfias, como por exemplo, a ausência de coluna vertebral dos vertebrados terrestres.

Simplesiomorfia é características dos ancestrais que são compartilhadas por grupos e que mesmo com o passar do tempo com as mudanças o padrão ancestral ainda apresenta as características. Como exemplo: Os cinco dedos nos humanos e nos lagartos são características simplesiomórfica.

Evolução Convergente é a adaptação que os seres vivos apresentam em determinadas condições ambientais, tendo suas características semelhantes, mesmo sem ter parentescos comum. Suas estruturas são análogas que realizam a mesma função, como o caso dos insetos e as aves, os mesmos possuem asas para realizar o voo, mas possuem linhagens diferentes. Podemos ver o exemplo dos golfinhos e dos ictiossauros, ambos possuem corpo fusiforme e hidrodinâmico, no entanto, os ictiossauros tem linhagens e afinidades com os lagartos e os golfinhos são mamíferos. Sendo assim, com formas semelhantes por isso dar-se o nome de evolução convergente.

Evolução Divergente são órgãos que possuem origem embrionaria semelhante e adaptações a diferentes ambientes com diferenças morfológicas com um ancestral comum. Também é denominada por radiação adaptativa, como por exemplo, as baleias e os elefantes, ambos são mamíferos e tem ancestral comum. No entanto, na seleção natural um divergiu para a água e outro na terra.

Monofilético é um grupo de descendentes que compartilham de um único ancestral comum. Seu processo evolutivo consiste de especies que se agrupam e delas descendem-se. Seu grupo são classificados como produto do processo natural. Ex: Répteis e as aves.
Parafilético é formado por uma especie ancestral, porém nem todos indivíduos se descendem. Esse grupo se distingue por exclusão de alguns elementos e que não possuem características exclusivas que os definam. Ex: Peixes, répteis (não possui uma espécie ancestral exclusiva de todos os seus membros).

Polifiléticos é um grupo de espécies que compartilham determinada característica que não são partilhadas pela existência de parentescos. Não tem apresentação em um ancestral comum. É um agrupamento de dois ou mais ancestrais diferentes.

A teoria evolucionista de fato é uma grande riqueza nos ensinos de ciências atualmente. Porém encontramos dificuldades na compreensão dos conceitos, sobre a origem e a evolução dos seres vivos. Sem falar que causa polêmica (acadêmicos, filosóficos e religiosos) quando se bate com os ensinos bíblicos. Darwin, deixou seu legado na ciência com seu pensamento evolutivo, mesmo com alterações sofridas por outros pesquisadores aos longos dos anos.
A curiosidade sobre as inúmeras espécies, levou Darwin, a procurar explicações e para seu mérito descobriu que as diferenças entre os seres vivos eram imensas e isto ocupou muito de seu tempo. Todavia, rendeu a obra A Origem das Espécies. Nela explicava que existia diferenças entre os seres vivos e que individualmente eles traziam variação na seleção natural e na evolução (WAIZBORT, 2001, p.6). Podemos dizer que a evolução, trouxe um marco para o ensino de ciências, melhorando o conhecimento evolucionário, biológicos e afins. Por isto, foi importante abordar os conceitos filogênicos para melhor compreensão da evolução dos diferentes seres vivos abordados.



Referências

Analogia: o que significa, exemplos e mais! Disponível<https://www.stoodi.com.br/blog/2019/04/16/analogia-o-que/>. Acesso em: 20 abr 2020
Anatomia comparada. Biologia ferrada. 18 abril de 2012 Disponível <http://biologiaferradajkp.blogspot.com/2012/04/anatomia-comparada.html>. Acesso em: 21 abr 2020
ARAUJO, R. Evolução convergente vs. Evolução divergente. Disponível em:< http://lusodinos.blogspot.com/2008/05/evoluo-convergente-vs-evoluo-divergente.html> Acesso em 22 de Abr 2020
Apomorfias,sinapomorfias,plesiomorfias e simplesiomorfias. Disponível <https://mentebiologica.blogspot.com/2010/09/apomorfiassinapormofiasplesiomorfias-e.html>. Acesso em: 20 abr 2020
Convergência Evolutiva. Disponível <http://omundovariavel.blogspot.com/2015/07/convergencia-evolutiva.html>. Acesso em: 22 abr 2020
DÊ um exemplo a)plesiomorfia b)apomorfia c)sinapomorfia. Diponível <https://brainly.com.br/tarefa/9162575>. Acesso em: 20 abr 2020
Divergência (biologia). Disponível em: <https://www.infopedia.pt/$divergencia-(biologia)> Acesso em: 22 de Abr 2020
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/biologia/evidencias-evolucao-biologica.htm >. Acesso em: 22 de Abr de 2020
Evolução convergente. Disponível <http://sigep.cprm.gov.br/glossario/verbete/evolucao_convergente.htm>. Acesso em: 22 abr 2020
EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES. Disponível <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/evolucao-das-especies>. Acesso em: 23 abr 2020
Homologia e Analogia. Disponível <https://querobolsa.com.br/enem/biologia/homologia-e-analogia>. Acesso em: 19 abr 2020
Introdução a Evolução. Biopedagogia - 2013. Disponível <https://biopedagogia.webnode.com.br/evolu%C3%A7%C3%A3o/introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20evolu%C3%A7%C3%A3o/>. Acesso em: 23 abr 2020
Irradiação adaptativa e convergência evolutiva. Disponível em:<https://www.colegioweb.com.br/origem-da-vida-e-evolucao/irradiacao-adaptativa-e-convergencia-evolutiva.html>. Acesso em: 22 de Abr 2020
MAZZAROLO, L. A. Conceitos Básicos de Sistemática Filogenética. Outubro - 2005 Disponível <http://www.mzufba.ufba.br/WEB/Ensino_Arquivos/Mazzarolo_Apostila.pdf>. Acesso em: 19 abr 2020
MEDEIROS, T. Á.; MAIA, E. D. A teoria da evolução: as dificuldades encontradas na relação ensino-aprendizagem. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013
Monofilético. Disponível <https://knoow.net/ciencterravida/biologia/monofiletico/>. Acesso em: 22 abr 2020
O que é sinapomorfia? Disponível <https://emsinapse.wordpress.com/2019/12/22/o-que-e-sinapomorfia/>. Acesso em: 20 abr 2020
Polifilético. Disponível <https://knoow.net/ciencterravida/biologia/polifiletico/>. Acesso em: 22 abr 2020
RIGOLON, R. G.; OBARA, A. T. O CONCEITO DE ANALOGIAS POR LICENCIANDOS DE BIOLOGIA. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 3, p. 19-31, set./dez. 2010
RODARTE, M. F. POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM O TEMA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Campinas - 2018
SELEÇÃO NATURAL. EDUCA + BRASIL. Disponível <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/selecao-natural>. Acesso em: 23 abr 2020
WAIZBORT, R. Teoria social e biologia: perspectivas e problemas da introdução do conceito de história nas ciências biológicas. História, Ciências, Saúde Manguinhos, Vol. VIII(3): 632-53, set.-dez. 2001.

ATLAS VIRTUAL PINTADO


Colorindo a Anatomia Humana - Atlas Virtual
Introdução
A anatomia humana estuda os sistemas, funcionamento do corpo humano e afins. Por isto é importante conhecer cada parte do corpo e para melhor compreensão será mostrada imagens coloridas como um método simples e extrovertido para aprender uma parte da anatomia.
Aqui você encontrará cinco pranchas anatômicas de cada um dos seguintes aparelhos corporais: Aparelho Locomotor, Aparelho Genitourinário e Aparelho Cardiovascular.


















Referências
HANSEN, J. T. Netter Anatomia para Colorir. Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2010.
FILHO, E. P. A.; PEREIRA, F. C. F. Anatomia Geral. INTA, 1ª EDIÇÃO Sobral/2015 Disponível <https://md.uninta.edu.br/geral/anatomia-geral/pdf/anatomia-geral.pdf>. Acesso em: 13 mai 2020

FÁBULA ANIMAL


As amigas Lagarta, Mosca, Formiga e a Grande Mudança.


Era uma vez uma Lagarta que queria ser como suas amigas Mosca e Formiga. Ela queria muito voar como a Mosca e ser popular como a Formiga. A lagarta dizia que um dia seria igual a elas, mesmo que fosse por pouco tempo. É claro que as amigas não acreditavam nela, pois afinal ela só passava o dia deitada a fofocar.
Lagarta não saia da árvore para fazer nada, somente comer quando o sol se punha.
Ao raiar do sol as amigas conversavam...
Mosca: - Olá amiga, o que está fazendo neste momento? Já aprendeu a voar?
Lagarta: - E você já deixou seu fedor por suas andanças? Ririri
Mosca: - Ora pois, só faço coisas para sobreviver, ôche! Como vou me alimentar se não o fizer?!
Formiga: - Deixa-a, lagarta. Pelo menos ela faz alguma coisa e você o que faz? Passa o dia aí e não vejo mover uma folha. Não a vejo nem se alimentar. Cuidado, vai morrer de fome e pior não deixará descendentes...
Lagarta: - Vocês não sabem do que estão falando. São minhas amigas e nem me conhece. Aff Como pode?
Formiga: - Amigaaaa, você sabe que somos muito ocupadas, enquanto todos os dias a encontramos você aí deitada, sem se mexer. E ainda diz quer ser igual a mim ou igual a Mosca. Oras como já se viu isso?!
E assim as amigas foram embora cuidar de seus afazeres.
Como sempre a Lagarta ficava muito triste com as amigas em não se preocupar com ela e sim com seus familiares, deixando a amiga sozinha e triste.
Lagarta: - Já anoiteceu vou me alimentar para ter energia para o outro dia. Um dia elas vão sentir minha falta e eu não estarei mais aqui para um bate papo. Vou já comer. Fui...
No outro dia...
Formiga: - Oi amiguinha. Como está por aí em cima?
Mosca: - Já estou descendo amiga, espera... Zumm... Lá em cima está muito fresco. Vi que seu grupo está trabalhando como nunca. Você são muitas, não é?!
Formiga: - Somos muitos mesmos. Rsrsrs Tenho família em todas as partes desse mundão amiga.
Mosca: - Ahhh, amiga. Minha família também é imensa. kkkk Como é bom ter família grande não é Formiga? Ainda mais quando são diferentes de nós. kkkk
Formiga: - Com certeza! Se fossemos iguais seria muito chato.
Mosca: - Afinal? Cadê nossa amiga Lagarta? Eu não a vi hoje.
Formiga: - Será que ela foi embora ou trabalhar? Deve ter ficado triste com a gente. Fomos muitos displicentes com a nossa amizade.
Mosca: -Eu não creio que ela foi fazer algo como trabalhar, seria mais fácil atrapalhar. rsrsrs Mas aonde ela foi parar?
Formiga: - Talvez ela resolveu se mexer, né não?! Rsrsrs A conversa está boa, mas tenho que voltar e ajudar. Depois a gente a procura. Beijo.
Mosca: - Tá bom. Também tenho muito o que fazer!
As amigas foram embora e nem repararam que a lagarta estava lá na árvore, mergulhada dentro de si mesma. Estava acontecendo o que tanto a Lagarta queria. Iria sofrer uma mudança incrível na sua vida. Infelizmente suas amigas estavam ocupadas demais para observar o sumiço da amiga.
Ao passar dos dias com o desaparecimento da Lagarta, as amigas foram a procura da Lagarta. Ao chegar em sua residência, não tinha nem sinal da amiga. Ficaram muito preocupadas, mas uma voz bem distante gritava...
Lagarta – Borboleta: - Estavam a minha procura? Estou aqui!
As amigas espantadas.
Formiga: - Uauuu!!
Mosca: - Mas... Mas o que aconteceu com você?
Formiga: - Estás linda e voando!
Mosca: - Inacreditável. Enfim conseguiu o que tanto queria.
Lagarta – Borboleta: - Apenas mudei e me transformei em uma bela borboleta.
Vou aproveitar a vida enquanto me resta. Tchau amigas e não esqueçam de mim. Zummm
Com certeza não iram, pois deixei um presente para elas escondido por aí. kkk Será que é meu clone? Quem irá saber?!
Moral da história: Todos podem passar por mudanças e evoluir. É só questão de tempo e do ambiente ao seu favor.


Referências

METAMORFOSE DAS BORBOLETAS. Disponível <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/metamorfose-das-borboletas.htm>. Acesso em: 29 abr 2020
Teoria Da Crise – Da Lagarta À Borboleta. Disponível < https://folganadirecao.com.br/combustivel/teoria-da-crise-da-lagarta-a-borboleta/>. Acesso em: 29 abr 2020
As formigas. Disponível < http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/formiga.htm>. Acesso em: 29 abr 2020
Fábula. Disponível < https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-fabula.htm>. Acesso em: 29 abr 2020